Rua General Osório, 1537 | Telefone: 53 3028.9808 ou 3302.7567


Informativos

Cadastre-se para receber informativos da Radiologue em seu e-mail:


*preencha os campos corretamente!
*utilize um e-mail válido!

E-mail cadastrado com sucesso.
Em breve você receberá nossos informativos.

Retorno
VOCÊ ESTÁ EM: Home - Exames - Ressonância Magnética - Preparação para o exame

Preparação para o exame

Logo abaixo nós temos a preparação para o exame:

INFORMAÇÕES E PREPARO

O exame de Ressonância Magnética (RM) também é chamado de Ressonância Nuclear Magnética. É um método de diagnóstico por imagem de avançada tecnologia que, através de um equipamento que utiliza um intenso campo magnético, permite retratar imagens de alta definição do corpo, sem utilizar radiação ou provocar dor.

Os preparativos do exame
Antes de fazer o seu exame você receberá um questionário. A precisão nas respostas é vital, porque existem vários aspectos do seu corpo que podem impossibilitá-lo de realizar o exame de RM, como, por exemplo, marcapasso cardíaco. Após preencher o questionário, você poderá discutir todo o procedimento do exame com o técnico e mais uma vez confirmar todas as informações do formulário.

Não é preciso interromper qualquer medicação que você esteja tomando sob orientação médica.

Não se esqueça de fornecer qualquer exame diagnóstico prévio (por exemplo, tomografia computadorizada, ultra-som, radiografia, exames de ressonâncias magnéticas anteriores etc), pois serão úteis para a interpretação do seu exame.

Caso julgue necessário poderá trazer um membro da família ou amigo para acompanhá-lo durante o exame. O importante é que se sinta tranqüilo e confortável para a realização do mesmo. O acompanhante também não poderá entrar na sala de exame carregando objetos de metal.

Alguns exames de Ressonância Magnética exigem a administração de um contraste - um líquido que acentua as imagens dos seus órgãos e/ou vasos sanguíneos. Pouco tempo depois do exame o contraste será eliminado do seu corpo através da urina. Em alguns exames é necessária a utilização do contraste de rotina; nos demais casos o médico avalia a necessidade. Por isso, ao marcar o seu exame, será solicitado que você faça pelo menos 4 horas de jejum. Atenção: o contraste da RM é um agente paramagnético diferente do contraste iodado utilizado na tomografia computadorizada. Pessoas com alergia aos meios de contraste iodado não têm contra-indicação formal ao uso do contraste da ressonância.

O ponto principal nos preparativos para um exame de RM é não se preocupar. Ele dura pouco tempo, é indolor e é um excelente método diagnóstico.

O seu exame de Ressonância Magnética
Você será orientado a trocar sua roupa por uma outra fornecida para a realização do exame, pois materiais metálicos, tais como botões, zíper etc. afetam a qualidade das imagens. Por esse motivo também não é permitido entrar na sala de exame portando objetos metálicos, como jóias, próteses metálicas ou cartões magnéticos.

É muito importante que você informe ao médico ou técnico que opera o equipamento se você usa marcapasso, placa de metal, pino ou qualquer outro implante metálico, válvula cardíaca artificial, grampo de aneurisma ou se já foi ferido durante o serviço militar ou se já trabalhou diretamente em contato com metais. Algumas peças metálicas no corpo podem causar desconforto ou mesmo lesão quando em contato com o forte campo magnético do equipamento.

Informe também ao seu médico se você estiver grávida.

Durante o exame
O técnico o colocará na posição adequada na mesa de RM e um dispositivo chamado de bobina de RF será colocado ao lado ou em volta da área de interesse do exame, como, por exemplo, o tornozelo. Esta bobina é usada para receber as imagens do seu corpo . A seguir, o operador vai movimentar a mesa na qual você está deitado e ela deslizará suavemente para dentro do magneto, onde permanecerá durante todo o exame. O técnico sairá da sala, mas ficará em permanente contato visual com você através de uma janela de vidro e poderá falar com você ou escutá-lo através de um aparelho de comunicação interna. Relaxe e permaneça o mais imóvel possível. Em caso de qualquer desconforto haverá uma campainha para você fazer contato com a equipe.

O tempo e o tipo de imagens captadas através da RM variam de acordo com a parte do corpo examinada. A aquisição das imagens produz um barulho parecido com batidas em intervalos regulares, que você ouvirá durante todo o exame. Isto significa que principalmente durante o barulho você deverá permanecer bem imóvel. Se você se mexer a imagem ficará tremida, assim como na fotografia, e será necessário repetir aquela parte do exame. O equipamento dispõe de um fone especial para reduzir o barulho e é possível até mesmo tocar sua música predileta para ouvir durante o exame.

Quando acabar o exame, as imagens da RM serão revistas, seja em filme ou em um monitor, pelo radiologista, que então emitirá um laudo.



Botao voltar

Comparte