Rua General Osório, 1537 | Telefone: 53 3028.9808 ou 3302.7567


Informativos

Cadastre-se para receber informativos da Radiologue em seu e-mail:


*preencha os campos corretamente!
*utilize um e-mail válido!

E-mail cadastrado com sucesso.
Em breve você receberá nossos informativos.

Retorno
VOCÊ ESTÁ EM: Home - Tira-dúvidas

Tira-dúvidas

Este espaço foi criado para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas sobre exames realizados, procedimentos, horários de atendimento, etc. Faça sua pergunta que em breve entraremos em contato.

*preencha os campos corretamente!
*utilize um e-mail válido!

Sua dúvida foi enviada com sucesso.
Em breve entraremos em contato.

Retorno

Dúvidas comuns
  • 1) Como posso agendar um exame?

    Seu exame pode ser pré-agendado pela internet, ou nos telefones:
    3302-7567 ou 3302-7568

  • 2) Como posso ter acesso aos resultados dos meus exames?

    Seus exames podem ser retirados na clínica dentro do prazo informado no momento em que for fazê-los. Existe a opção de recebê-los em casa. Caso seja sua vontade, também existe a possibilidade de enviar o resultado a você ou seu médico via e-mail, basta fazer a solicitação.

  • 3) Posso fazer exames de imagem durante a gravidez?

    Os exames que envolvem radiação ionizante (radiografias, mamografias, tomografias computadorizadas e medicina nuclear) devem ser evitados durante toda a gravidez. O exame de ressonância magnética pode ser realizado, mas deve ser evitado nos 3 primeiros meses de gestação. Já a ultrassonografia é permitida durante toda a gestação.

  • 4) O que é radiação ionizante e quais exames a utilizam?

    A radiação ionizante é uma onda eletromagnética (semelhante à luz e às ondas de rádio) de alta energia. A exposição à radiação pode causar dano cumulativo ao DNA (ou seja, quanto maior o número de exposições, maior o risco). Os exames que a utilizam são as radiografias e mamografias, tomografias computadorizadas e estudos de medicina nuclear. A dose de radiação depende do tipo de exame realizado: em tomografia e medicina nuclear a dose é maior. A ressonância magnética e a Ultrassonografia são isentas de radiação ionizante.

  • 5) O que são meios de contraste e para que servem?

    São substâncias utilizadas para gerar melhor visualização de diversas estruturas (tanto normais quanto lesões) e variam conforme o tipo de exame e seu objetivo, podendo ser administradas por via oral e endovenosa. Os endovenosos à base de iodo são utilizados na radiografia e tomografia computadorizada. Uma pequena porcentagem dos pacientes pode ser alérgico ao meio de contraste iodado (mesmo sem nunca o ter utilizado). As reações são leves na grande maioria das vezes (envolvendo a pele), mas existem raros pacientes alérgicos que podem desenvolver reações graves. Se você é alérgico, comunique o fato a seu médico e à equipe de radiologia – de preferência já no momento do agendamento. Também se utilizam contrastes orais à base de iodo na tomografia computadorizada, em geral sem complicações. Na ressonância magnética se administram contrastes endovenosos à base de gadolínio, cujas reações alérgicas são muito mais raras que ao meio de contraste iodado. Nas radiografias de avaliação do sistema digestivo se utilizam contrastes orais à base de bário.

  • 6) Quais as contra-indicações mais comuns ao meio de contraste iodado?

    As principais contra indicações são:
    - Alergias graves ao meio de contraste iodado;
    - Pessoas com insuficiência renal, mieloma múltiplo, miastenia gravis, câncer de tireóide e feocromocitoma.

  • 7) Quais as contra-indicações mais comuns ao meio de contraste usado na ressonância magnética (gadolínio)?

    As principais contra-indicações são:
    - Alergia grave ao gadolínio;
    - Insuficiência renal.

  • 8) Quem não pode ser submetido a exames de Ressonância Magnética?

    Pacientes portadores de marca-passo cardíaco, determinadas válvulas cardíacas e dispositivos neurocirúrgicos. SEMPRE é necessário informar ao seu médico e ao serviço de radiologia se é portador de algum desses ítens a fim de avaliar a segurança quanto à realização do exame, pois alguns materiais estão liberados e não oferecem riscos, outros contra-indicam o exame.

  • 9) Por que preciso fazer jejum para realizar meu exame?

    Nos exames de ultrassonografia o jejum é necessário para diminuir o conteúdo e os movimentos intestinais, porque eles prejudicam a passagem do som e, consequentemente, a qualidade das imagens, dificultando o diagnóstico. Na ressonância magnética e na tomografia computadorizada pede-se jejum porque existe a possibilidade de ser necessário o contraste endovenoso.

  • 10) O que é screening mamográfico?

    É o estudo periódico das mamas a fim de se detectar lesões precoces e que ainda não produziram sintomas. Por isso é muito importante guardar as mamografias e levar as antigas quando for realizar o novo exame, pois a detecção de alterações muitas vezes se faz através da comparação do exame atual com os anteriores.




Comparte